08 de Março: rastreio de saúde e entrada em museus

Confira programação para do Dia Internacional da Mulher No fim de semana em que é

08 de Março: rastreio de saúde e entrada em museus
FOTO: Divulgação

Confira programação para do Dia Internacional da Mulher

No fim de semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, elas contam com uma programação especial que vai de palestras e entradas gratuitas em museus aos cuidados com a saúde.

No Tortosendo, a Associação do Bairro do Cabeço dará atenção ao bem-estar feminino com o rastreio de saúde pela unidade móvel da Mutualista Covilhanense, a partir das 9h30 do domingo. De acordo com o representante da ABC, Tiago Cordeiro, a atividade tem o objetivo de ajudar principalmente as mulheres mais idosas que “muitas vezes não conseguem fazer grandes deslocações para cuida da saúde”.

Tiago lembra ainda que a ação não será exclusiva para as mulheres e que, a partir das 11h, está prevista uma aula de zumba. As atividades vão ocorrer no recinto das festas São José Operário. A Associação do Bairro do Cabeço foi fundada em fevereiro para desenvolver atividades de cariz social, desportivo, cultural e lúdico naquela região.

Na Covilhã, dois eventos também marcam a data. Organizada pela CooLabora, a sessão “Cuidar da Igualdade” contará com música, dança, teatro, stand up, poesia e outras performances que prometem não deixar ninguém indiferente. Será no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 17h e, conforme adianta a cooperativa, o “objetivo central continua a ser a luta contra a desigualdade entre homens e mulheres, porque uma sociedade mais igual é também uma sociedade mais feliz”. Já na Biblioteca Municipal, fica patente a exposição bibliográfica “Mulher Poesia” até 31 de março.

Quem quiser ir um pouco mais longe, tem um bom motivo. Apenas no domingo, a entrada nos museus de Caria, em Belmonte, é gratuita para as mulheres. Há pelo menos três museus na região, entre eles a Casa Etnográfica, que guarda objetos utilizados por profissionais quase extintos como os carpinteiros, barbeiros e sapateiros. O museu fica aberto das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com