Prevenção

25 mil máscaras entregues na Covilhã e freguesias

Cinco freguesias vão receber 12.500 máscaras

25 mil máscaras entregues na Covilhã e freguesias
Máscaras laváveis e reutilizáveis. FOTO: Divulgação.

A Câmara Municipal informou nesta segunda-feira (11) que o trabalho de entrega de máscaras de proteção individual está a terminar no concelho. A distribuição em domicílio arrancou no dia 30 de abril e, até agora, 25 mil equipamentos para a prevenção ao coronavírus foram entregues, sendo 9 mil na cidade da Covilhã e 16 mil máscaras para distribuição local pelas Juntas de Freguesia.

As máscaras são certificadas, podem ser lavadas e reutilizadas. Nas residências onde não havia ninguém para as receber, foi deixado um vale que permite o levantamento das mesmas no Serviço de Ação Social da Autarquia, até o final de maio.

Máscaras distribuídas para munícipes da Covilhã. FOTO: Aline Grupillo

Ainda de acordo com a CM, “nas freguesias de Boidobra, Vila do Carvalho e Cantar Galo, Tortosendo e Peso e Vales do Rio serão entregues 12.500 máscaras” adquiridas do projeto da Beira Serra – Associação de Desenvolvimento “Contra o Covid, Costurar! Costurar!”.

Ao todo, 18 equipas com mais de 60 voluntários do município participaram da iniciativa. Algumas ações foram acompanhadas por agentes da PSP e GNR para identificar situações de maior vulnerabilidade, como de pessoas a necessitarem de apoio psicológico e famílias a precisarem de ajuda alimentar.

Instituições Sociais com teste negativo para a Covid-19

Funcionários e colaboradores de 33 instituições sociais do concelho foram testados para o coronavírus até o dia 6 de maio, parte deles no Centro de Rastreio Covidrive. A CM informou que foram feitos 828 rastreios e que todos deram negativo.

A testagem continua entre colaboradores e utentes de modo a manter “a vigilância e a monitorização da situação nestas instituições que prestam serviço às principais populações de risco”, afirma a comunicação.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com