A tradição viva na Rota dos Castanheiros

Trilha pela Serra da Gardunha abre festejos do Dia de São Martinho Reza a lenda

A tradição viva na Rota dos Castanheiros
FOTO: Giovanni Ramos/Viva Covilhã

Trilha pela Serra da Gardunha abre festejos do Dia de São Martinho

Reza a lenda que São Martinho traz dias de sol e calor para o frio do mês de novembro. Na véspera da data que celebra o Santo, o sol até ousou aparecer, mas o frio manteve-se forte na Beira Interior.

Se no dia de São Martinho, vá-se a adega e prova-se o vinho, na véspera, a associação Gardunha Viva em parceria com a Junta de Freguesia de Alcongosta, concelho do Fundão, promovem outra tradição da data em Portugal: as castanhas. A Rota dos Castanheiros é promovida há duas décadas pela Gardunha Viva, um passeio pela serra que o Viva Covilhã acompanhou neste domingo (10).

Os seis graus que os termómetros marcavam não assustaram cerca de 100 pessoas, que com muita música se concentravam em frente a Junta da Freguesia de Alcongosta. Moradores da freguesia, de outras comunidades da região e muitos estudantes estrangeiros, que vieram a Gardunha pelo Erasmus Student Network de Castelo Branco.

O frio não era o desafio maior nos oito quilômetros de caminhada pela Serra da Gardunha. O vento forte obrigava a manter os casacos mais pesados, mesmo com a temperatura a subir. As estreitas ruas de Alcongosta logo deram espaço para uma trilha com belas paisagens e vistas para a Cova da Beira e a Serra da Estrela.

Toda a encosta da Serra da Gardunha foi percorrida pelos caminheiros, com o ponto mais alto a 900 metros de altitude. Além dos soutos de castanhas, os participantes tiveram acesso as paisagens dos cerejais de Alcongosta. A recomendação dos organizadores para levar casacos contra o vento e um bom calçado para caminhadas, pois o trajeto varia entre ruas, trilhas no mato e trechos que requerem atenção dos caminheiros.

Experiência internacional

Resgatar as tradições do magusto é um dos objetivos da Gardunha Viva com a Rota dos Castanheiros. Mas não são somente portugueses os que decidem acordar cedo em meio ao frio para visitar os soutos e depois prová-las com jeropiga. Neste domingo, 45 pessoas da Lituânia, Bulgária, Hungria, Espanha, Brasil e Itália estiveram na serra para prestigiar.

A presença dos jovens da ESN era perceptível na chegada a Junta da Freguesia. A música e o clima descontraído misturavam-se a curiosidade de muitos que conheciam uma autêntica aldeia portuguesa pela primeira vez.

Os italianos Alice Polizzi (23) e Pietro Strollo (21) estudam no Instituto Politécnico de Castelo Branco e decidiram fazer a rota junto ao programa da ESN de Castelo Branco. Estudante de Economia, Strollo ressaltou a calma, a tranquilidade e a beleza da natureza que encontrou na Serra da Gardunha. Já Alice, que estuda Serviço Social, também adorou o passeio, mas não foi sua primeira visita a Gardunha. Ela está em Castelo Branco pela segunda vez no programa do Erasmus e já visitou outros pontos turísticos da região.

Incêndios e praga

Os incêndios de 2017 ainda estão marcados na Serra da Gardunha e ficam visíveis durante a Rota dos Castanheiros. Muitos dos soutos foram perdidos há dois anos. Hoje, uma praga também ameaçou parte da produção.

Ainda sim, foi possível encontrar as castanhas no chão, principalmente no trecho final da rota.

A tradição de São Martinho

O dia 11 de novembro é a data da morte de Martinho de Tours, nascido na Hungria no século I e que viveu no Império Romano. A sua lenda conta que ele regressava ao império em dias de chuva e frio quando avistou um homem sem proteção e com fome. São Martinho então cortou sua manta e doou para o homem. Depois disso, a chuva e o frio desapareceram em meio ao outono e o sol voltou em três dias.

A tradição cristã casa com um fenómeno comum no outono, que costuma ter alguns dias de calor e sol seguidos, o que passou-se a chamar de Verão de São Martinho.

O feriado religioso é comemorado de diversas formas pela Europa e, em Portugal, uniu-se ao magusto dos castanhais e da prova do vinho.


Galeria

No Images.
Please upload images in images manager section. Click on Manage Images button on the right side of the gallery settings.
Please make sure that you didn't enabled option: Images of the Current Gallery. Option should have Show value to show images.

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com