Atrações

Gastronomia Serão 83 espaços no Festival da Cherovia, a maioria de tasquinhas tradicionais com a

Atrações

Gastronomia

Serão 83 espaços no Festival da Cherovia, a maioria de tasquinhas tradicionais com a gastronomia local. As tasquinhas levarão receitas com a cherovia que irão participar de um concurso gastronómico no domingo (22).

Além de saborear pratos com cherovia nas tasquinhas, o público poderá comprar a cherovia natural no evento. A comercialização do produto pronto para cozinhar será feita pelo maior produtor de cherovia do país, Daniel Almeida. Se você quiser preparar uns pratos em casa, confira aqui as nossas receitas.

Folclore

A 12ª edição do Festival da Cherovia receberá a o 24º Festival de Ranchos Folclóricos. Sob responsabilidade do Grupo Recreativo Vitória de Santo António, cinco grupos folclóricos subirão ao Palco Nossa Senhora do Rosário às 21h do sábado (21).

São os grupos: Cantigas da Aldeia – Monfortinho | Rancho Folclórico Vitória S. António – Covilhã | Grupo Folclórico. Castelo do Neiva – Viana do Castelo | Rancho Folclórico. Casa do Concelho Pampilhosa da Serra – Lisboa | Rancho Folclórico. Souto da Casa – Fundão .

Tunas

O encontro de Tunas Académicas será na quinta-feira (19) à noite e terá a presença de seis tunas, sendo quatro da Universidade da Beira Interior e de duas da região. Para o integrante da Desertuna, Augusto Domingues, a realização deste encontro dentro do festival une a cultura típica regional com a cultura dos estudantes. “Integra a universidade a cidade. São mais de 300 participantes nas sete tunas”, afirma.

As tunas ainda tocarão pela festa também na sexta-feira (20). São as tunas participantes:

Desertuna – Tuna Acad. UBI | C’a Tuna aos Saltos – Tuna Médica Feminina UBI | Tuna Orquestra Acad. Já b’UBI & Tokuskopus

Música

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), dentro da programa de integração do caloiro 2019, fará um concurso de bandas e DJs na quinta-feira (19), no Palco Cherovia a partir das 22h30.

Segundo o coordenador de Cultura da AAUBI, Francisco Baltar, a intenção é abrir dar oportunidade para os músicos estudantes da universidade mostrarem seu talento. As inscrições podem ser feitas aqui e a premiação será feita na próxima semana. O regulamento que trará as regras do juri que escolherá os vencedores será divulgado na quinta-feira (19).

Outros artistas também subirão aos palcos do festival nos quatro dias da festa. Confira na programação.

Festival de Bandas

No domingo (22) é a vez das bandas filarmônicas se apresentarem na Cherovia. O Festival de Bandas Joaquim Garra vai começar às 15h em frente a Banda da Covilhã na Avenida Frei Heitor Pinto.

Haverá uma homenagem a António Monteiro, que foi diretor da Banda da Covilhã pela primeira vez há 57 anos. Depois, haverá um desfile com banda única até o Palco Cherovia. O evento encerra-se com um jantar com todas as bandas às 19h30. São as bandas participantes:

Filarmónica Idanhense – Idanha-a-Nova – Castelo Branco
Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova – Manteigas – Guarda
Sociedade Filarmónica Galveense – Galveias – Portalegre
Banda da Covilhã

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com