gastronomia

Concurso Beira Interior Gourmet adiado

Evento teria início amanhã (14)

Concurso Beira Interior Gourmet adiado
FOTO: Benjamin Reis

No total, 33 restaurantes aderiram ao concurso, sendo quatro deles da Covilhã. A 1ª edição do Concurso Beira Interior Gourmet seria iniciada neste sábado (14) com a visita de um júri constituído por 14 críticos e especialistas do setor, incluindo chefs de cozinha e enólogos aos estabelecimentos concorrentes. O evento estava previsto para decorrer até 16 de abril.

Segundo a Comissão Vitivinícula Regional da Beira Interior (CVRBI), a decisão de adiar o concurso foi tomada “face à atualidade e à conjuntura que vivemos e de acordo com as diretivas do Governo”. O Beira Interior Gourmet foi adiado por tempo indeterminado e a organização promete divulgar as novas datas tão logo a situação permita.

Ainda segundo a CVRBI, pretende-se com esta iniciativa valorizar os vinhos da Beira Interior e IG Terras da Beira, os seus produtores, promovendo a excelência na restauração da região. A iniciativa insere-se na estratégia de promoção do enoturismo da região, onde a recentemente criada Rota dos Vinhos da Beira Interior, faz deste evento uma aposta no desenvolvimento da região.

Os 33 restaurantes estarão em competição nas seguintes categoria:

  • “Cozinha Tradicional/ Regional” – restauração com menus de cozinha regional, que utiliza produtos da Beira Interior ou da região onde está inserido, com ambiente típico ou contemporâneo.
  • Restaurante “Cozinha criativa/Evolutiva – restauração com cozinha elaborada e serviço especializado, com Chef de Cozinha e com ambiente de algum requinte.
  • Restaurante “Cozinha Europeia e do mundo – restauração com uma cozinha tradicional de outros países ou “fusão” com ambiente contemporâneo ou clássico.

Para o sucesso da iniciativa é fundamental a aderência do público que, diante da evolução do Coronavírus em Portugal, tem a recomendação de não frequentar lugares fechados. A situação preocupa empresários do setor por causa do cancelamento de reservas.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com