FOTO: Benjamin Reis

Beira Interior terá primeiro concurso gastronómico

  •  
  •  
  •  
  •  

Restaurantes interessados podem fazer inscrição até 02 de março

Os vinhos regionais deverão ser a estrela do concurso Beira Interior Gourmet 2020, que decorre de 14 de março a 16 de abril deste ano. Este será o primeiro concurso gastronómico da região com o objetivo de promover produtores e vinhos locais, mas também aumentar a oferta de títulos regionais nas cartas dos restaurantes e identificar a restauração que melhor os harmoniza com os pratos a concurso.

O evento, organizado pela Comissão Vitivinícula Regional da Beira Interior, terá um júri constituído por 14 críticos e especialistas do setor, incluindo chefs de cozinha e enólogos. O menu a concurso deverá ser composto por entrada, prato principal e sobremesa. Qualquer restaurante pode concorrer e os prémios serão atribuídos aos estabelecimentos que obtiverem destaque pela originalidade e qualidade, além de possuírem uma carta com, no mínimo, 12 vinhos regionais de cinco ou mais produtores.

O presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, ressalta que a razão maior do concurso é dar a conhecer os produtos de excelência da região e que não aparecem por não serem bem comunicados.

Ao todo, três categorias serão premiadas: Cozinha regional, Cozinha Criativa e Cozinha europeia e do mundo. As visitas do júri aos restaurantes serão previamente acordadas. Entre os critérios de classificação estão a explicitação do vinho (castas, ano de colheita, indicação do produtor, etc.), o preparo da comida (ingredientes bem trabalhados, sabor, apresentação, entre outros), além da harmonização dos dois elementos, o que leva em consideração a temperatura da bebida escolhida para acompanhar o prato.

Segundo o presidente do júri, Fernando Melo, a Beira Interior é uma parte importante do território nacional onde a restauração luta para não desistir, por isso o concurso foi pensado para unir proximidade e cozinha portuguesa.

“O vinho pode ser a mola de alavancagem de toda uma região gastronómica. Estamos a promover os vinhos, os pequenos produtos, as pequenas receitas”, comenta.

A meta é levar a concurso 50 restaurantes. O prazo para as incrições vai até 02 de março. Os concorrentes devem enviar a ficha de inscrição, o menu a concurso e a seleção do vinho da Beira Interior. É fator distintivo a utilização de produtos endógenos da região e o preço do menu deve encontrar-se entre 15€ e 19€. A inscrição é gratuita.

Serviço:

Beira Interior Gourmet 2020

Solar do Vinho da Beira Interior

Largo das Freiras

6300-710 Guarda

Email: concurso@cvrbi.pt

 

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *