Carnaval na Beira Interior

Programação vai das feiras e exposições à corrida com disfarces Quem vier à região na

Carnaval na Beira Interior
FOTO: Divulgação

Programação vai das feiras e exposições à corrida com disfarces

Quem vier à região na quadra carnavalesca terá um conjunto de programações variadas e para todos os gostos. No concelho da Guarda, a folia começa dia 21, a partir das 14h, com o desfile infantil das escolas e jardins de infância. A promessa é de um animado cortejo, com a participação de duas mil pessoas entre crianças e professores. O cortejo terá início na Praça Luís de Camões e termino na Praça do Município.

Na Alameda de Santo André, vão estar as tabernas do entrudo com a típica gastronomia beirã e a animação de grupos musicais. Mas, a expectativa é para uma divertida corrida em que os participantes devem comparecer disfarçados. A Fun Run está prevista para o domingo de carnaval (23), às 11h30, na Praça do Município. O percurso citadino terá cinco quilómetros de distância que poderá ser percorrido sozinho ou com amigos. Para participar basta inscrever-se aqui, em equipa ou individualmente.

A festa terá ainda o tradicional Julgamento do Galo, espetáculo que recorre à sátira e ao humor para envolver os foliões em uma atividade que pretende fazer crítica social sem deixar de lado a cultural popular. O fogo com a queima do elemento central da festa representa a efetiva renovação. O Galo expiará os pecados da sociedade, ardendo e representando a renovação da esperança. Estes rituais marcam o final do período de folia, aproximando-se assim a Quaresma, época de penitência e oração.

Em Manteigas, a 27ª edição da Expo Estrela decorre de 22 a 25 de fevereiro, com concertos musicais, desfile de carnaval e até provas de queijo da serra, elemento tradicional da cozinha da região.

Com o certame, o concelho espera promover as tradições locais, as atividades associativas e impulsionar o turismo na Serra da Estrela. Cerca de 70 expositores participam do evento.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com