Prevenção

CHUCB adia consultas e cirurgias para atender infetados pelo Covid-19

Utentes estão a ser comunicados das desmarcações O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira informou

CHUCB adia consultas e cirurgias para atender infetados pelo Covid-19
Centro hospitalar suspende consultas e cirurgias. FOTO: Divulgação.

Utentes estão a ser comunicados das desmarcações

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira informou na tarde desta segunda-feira (16) que foram adiadas todas as atividades assistenciais não urgentes realizadas na unidade de saúde. A suspensão visa “alargar o conjunto de medidas de prevenção, com o objetivo de garantir a afectação de recursos humanos e materiais ao atendimento e tratamento de doentes com COVID-19”, conforme explica o comunicado.

Com a medida, ficam adiadas consultas, cirurgias não emergenciais e meios complementares de diagnóstico e terapâutica, que pela natureza clínica, “não implique risco de vida para os utentes”. Segundo o CHUCB, o adiamento também não deverá afetar o prognóstico, o acesso a tratamentos periódicos ou a vigilância aos pacientes, no âmbito das concultas e tratamentos em hematologia, imunohemoterapia e gravidez; além do acompanhamento de doenças crónicas, oncológicas ou outras situações.

Cartaz divulgado pela unidade de saúde

As desmarcações deverão ser oportunamente agendadas. “Os utentes estão já a ser contactados telefonicamente pelo hospital para que tomem conhecimento desta medida e caso a situação clínica justifique serão mesmo contactados pelo médico, para melhor aconselhamento terapêutico”, afirma o hospital.

A administração da unidade de saúde reitera que para segurança de todos, “devem ser evitadas todas e quaisquer deslocações desnecessárias ao Hospital”. A orientação é para que as pessoas privilegiem os contactos à distância, nomeadamente através dos meios tecnológicos de informação e comunicação, tais como telefone, e-mail e/ou videoconferência.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com