Saúde

CHUCB lança App para utentes na segunda-feira

Aplicação pretende agilizar agendamento de consultas e exames

CHUCB lança App para utentes na segunda-feira
App do Centro Hospitalar. FOTO: Divulgação

Começa a funcionar na próxima segunda-feira (15), a aplicação para dispositivos móveis “MyCHUCB”, criada pelo Centro Hospitalar com o “objetivo de melhorar a acessibilidade dos utentes à informação de saúde e ainda facilitar a comunicação entre estes e o hospital”.

A aplicação é gratuita, estará disponível nas versões Android, IOS e Windows e poderá ser descarregada na App Store, Google Play e em app.gov.pt. O suporte para autenticação na MyCHUCB é feito através do sistema de chave móvel digital que, segundo o hospital, “cumpre todos os requisitos de segurança e privacidade definidos pela Agência para a Modernização Administrativa”. Em alternativa, com base no número de telemóvel do utilizador, que terá de ser o mesmo que está registado no seu processo hospitalar.

A ferramenta de comunicação digital permitirá a cada utente consultar e receber notificações de consultas, exames e cirurgias agendadas, cancelar ou pedir o reagendamento das mesmas, visualizar valores em dívida para pagamento, consultar o histórico de atos médicos realizados, pedir relatórios médicos e resultados de exames, responder a inquéritos de satisfação, apresentar reclamações ou sugestões que promovam a melhoria dos serviços, receber notícias do hospital, visualizar os tempos de espera na urgência, consultar farmácias de serviço, realizar navegação GPS até ao hospital, e dispor de muitas outras funcionalidades.

Acopladas à “MyCHUCB”, e a funcionar em breve, duas funcionalidades que irão facilitar ainda mais a vida dos utentes, sendo que uma possibilitará aos seus utilizadores efetuar check-in automático ao balcão de admissão para consultas e exames, através da emissão de senhas virtuais na App, desde que o utente se encontre geograficamente próximo do hospital ou ligado ao wifi do mesmo, e que lhe permitirá também da mesma forma receber alertas de chamada da senha ou saber quantas pessoas tem à sua frente.

A outra funcionalidade que, tal como as notificações da App, apenas aguarda a recuperação/estabilização de consultas e exames adiados devido ao COVID-19, permitirá a todos os utentes, utilizadores ou não da aplicação, e de uma forma significativamente melhorada, receber notificações dos agendamentos, via sms, nos telemóveis.

O lançamento da aplicação tem em vista a simplificação de processos, o incremento da acessibilidade e equidade dos utentes aos cuidados de saúde, e à melhoria da comunicação entre o hospital e o seu público-alvo. O desenvolvimento foi co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA).

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com