Saúde

CHUCB retoma atividades com horário alargado

Atendimento passa a ser feito das 08h00 às 20h00.

CHUCB retoma atividades com horário alargado
FOTO: acervo Viva Covilhã

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira já está a funcionar com horário alargado para consultas presenciais. O atendimento passa a ser feito das 08h00 às 20h00. O alargamento tem por objetivo “a diminuição dos tempos de permanência dos utentes no hospital, a redução do número de pessoas nas salas de espera e zonas de atendimento; e ainda o desfasamento de horários, ao nível das consultas e dos exames”.

Atendimento está a ser feito entre às 08h00 e às 20h00. FOTO: Divulgação.

O atendimento presencial havia sido alterado face à pandemia do coronavírus em março. Segundo a administração da unidade de saúde, das 12 mil consultas realizadas entre dos dias 16 de março e 30 de abril, 4.271 foram presenciais.

No período, o hospital implementou as teleconsultas como medidas de controlo da Covid-19. Médicos da unidade realizam 8 mil consultas não-presenciais, por telefone ou videochamadas, com a intenção de evitar a deslocação até o CHUCB.

Por se tratar de uma nova realidade, o sistema de teleconsultas tem exigido aos profissionais de saúde um esforço acrescido, quer na avaliação/contacto dos doentes, que podem ser acompanhados por esta via; quer na disponibilidade que têm de garantir, por se encontrarem a trabalhar em outras frentes do hospital, como por exemplo em áreas COVID, afirma o centro hospitalar.

Posto avançado de pré-triagem à Covid-19. FOTO: acervo Viva Covilhã.

O hospital informa ainda que pretende encetar a retoma gradual da atividade, mas mantendo, em paralelo, o funcionamento da estrutura criada para combater à COVID-19. Desse modo, o Centro Hospitalar espera responder às necessidades relacionadas com eventuais novos surtos da doença na região.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com