Concerto para os 65 anos do Oriental de São Martinho

Tradicional clube covilhanense fará evento na FCS da UBI No próximo domingo (12), o auditório

Concerto para os 65 anos do Oriental de São Martinho
FOTO: Divulgação

Tradicional clube covilhanense fará evento na FCS da UBI

No próximo domingo (12), o auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior receberá um concerto gratuito da Banda da Armada. O evento terá lugar às 17h e comemora os 65 anos do Clube Oriental de São Martinho, um tradicional clube da Covilhã que busca a eterna renovação para manter-se presente entre os covilhanenses.

Os 65 anos foram completados em julho de 2019 e o concerto com a Banda da Armada estava programado para novembro, porém, um problema na agenda da banda fez com que fosse necessário adiar para janeiro.

Rumo aos 66 anos, o Clube Oriental de São Martinho vive uma fase de aproximação cada vez maior com a comunidade académica da UBI. O presidente da direção Francisco Mota lembra que o clube foi fundado em 1954 para fins desportivos, nomeadamente o futebol. Com o passar dos anos, as atividades artístico-culturais ganharam mais força.

“A partir dos anos 80, o clube passa a ser mais forte na cultura que no desporto. O grupo de teatro musical, por exemplo, é muito forte entre os mais jovens. Somos uma incubadora de talentos, alguns de nossos ex-integrantes decidiram depois cursar teatro, canto”, comenta Mota.

O futebol, que deu origem ao clube, não é mais praticado. Porém, o desporto mantém-se presente com atividades como boxe, ginástica e tênis de mesa. Para o presidente, o São Martinho soube se renovar ao longo das décadas e a localização próxima à UBI fez com que o clube se tornasse sede de muitos eventos voltados ao público universitário.

Além do teatro-musical, Mota destaca ainda a realização de eventos como a Mostra de Terapias Alternativas que atrai bom público para o Oriental. O local também é utilizado por tunas académicas e outros grupos artísticos da cidade. Atualmente, são 710 sócios.

“O Oriental está de portas abertas para novos sócios e para aqueles que participam dos eventos organizados na nossa sede. Vamos aos 66 anos para manter a tradição dos clubes na Covilhã”, afirma Mota.

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com