Editorial

Confiança marca jornalismo digital do Viva Covilhã

Audiência do site aumenta 282% e mantém curva de crescimento em abril

Confiança marca jornalismo digital do Viva Covilhã
A Covilhã na comunicação digital. FOTO: acervo Viva Covilhã

Trabalho, Reconhecimento e Gratidão! As iniciais estão propositalmente em maiúsculo e as palavras foram assim escritas para reafirmar seu significado na trajetória da revista eletrónica Viva Covilhã. A primeira, como não poderia deixar de ser, expressa a energia e a dedicação da equipa para trazer reportagens capazes de traduzir o quotidiano da região, o desejo de suas gentes, mas também os problemas, e mostrar o que por cá se faz de melhor. Tudo isso online, com acesso livre, como proposto desde o início.

Diga-se de passagem, um início recente. O Viva Covilhã nasceu como um projeto de extensão académica em setembro de 2019 e tornava-se órgão de comunicação já em dezembro. De lá pra cá, estamos a fazer mais do que jornalismo; estamos a desenvolver a cultura da comunicação digital e multimédia na região.

No mês de março, a revista eletrónica entendeu que era preciso investir na prestação de serviço sobre o vírus mortal que se avizinhava e do qual não sabíamos quase nada. Para levar informação apurada aos covilhanenses e leitores em, pelo menos, 10 cidades, mudamos a apresentação das notícias no site, passamos a publicar quase quatro reportagens diárias,  abrimos um novo canal para que a comunidade pudesse tirar dúvidas e, mesmo sendo um órgão de comunicação local, acompanhamos os principais factos nacionais com o intuito de manter nossos leitores e seguidores informados. E é aqui que se enciaxa a segunda palavra: Reconhecimento.

Este investimento resultou no aumento de 282% na audiência do site no mês de março. Além disso, em abril, mantivemos a curva ascendente, com 145% a mais de visualizações do que o registado em 2019. Nas redes sociais, o Viva Covilhã já alcança mais de 3.200 pessoas. Nesses dias, chegamos a marca dos 2 mil seguidores através da fanpage no Facebook. Nossos leitores passaram não somente a consultar o portal de notícias com mais frequência, mas passaram também a partilhar publicações, fazendo alargar o nosso alcance.

Por isso, não poderíamos deixar de agradecer pela confiança e credibilidade depositadas no jornalismo desenvolvido pelo Viva Covilhã. Os avanços tecnológicos estreitaram os laços entre a comunidade, os jornalistas e os órgãos de comunicação. Somos acompanhados, cobrados, questionados, corrigidos e isso nos impulsiona a, cada vez mais, dar o nosso melhor.

A pandemia trouxe desafios adicionais aos órgãos de comunicação regionais. E, por isso mesmo, o Viva Covilhã chega ao sétimo mês de existência acreditando que, com o apoio da comunidade, é possível vencer as dificuldades e resistir.  

Redação Viva Covilhã

Entre em contato com a redação do Viva Covilhã | jornalismo@redevivacidade.com