Covid-19: festival de cinema e eventos da UBI suspensos

Medida deve vigorar até 13 de abril Atendendo às orientações da Direção-Geral de Saúde, a

Covid-19: festival de cinema e eventos da UBI suspensos
FOTO: Divulgação.

Medida deve vigorar até 13 de abril

Atendendo às orientações da Direção-Geral de Saúde, a Universidade da Beira Interior decidiu suspender, nesta terça-feira (10), todas as atividades desportivas, culturais e de lazer que estavam a decorrer nas suas instalações com a participação de elementos externos à comunidade académica. De acordo com comunicado emitido pela universidade, a suspensão vai ainda ao encontro das ações de prevenção e controlo da infeção previstas no plano de contingência da UBI para o Covid-19.

Com a medida, o 15° Festival de Cinema, iniciado ontem (09) e previsto para acontecer até o dia 12, foi cancelado. Pela manhã, estudantes e organizadores do evento desmontavam o cenário da exposição “Making of UBI” na Faculdade de Artes e Letras. No semblante, os sentimentos misturavam-se entre a compreensão e a frustração. A exibição de curta-metragens em outros espaços públicos também foi suspensa.

Em comunicado, a UBI pede aos professores, investigadores, técnicos e estudantes “oriundos de regiões em que as instituições de Ensino Superior ou laboratórios de investigação tenham sido encerrados” que se submetam a um período de contenção profilática de 14 dias.  

A suspensão das atividades vigora até 13 de abril, altura em que deverá ser feira nova avaliação relativamente a atividades agendadas para data posterior. Ainda nesta terça-feira (10), reitores de várias universidades devem se reunir na UBI para discutir a situação e verificar se há a necessidade de se adotar novas medidas.

Outras universidades e instituições de ensino tomaram medidas semelhantes. Na Universidade do Minho, onde 90 alunos estão em quarentena voluntária, as actividades lectivas presenciais estão suspensas a partir desta terça-feira (10), bem como os intercâmbios entre estudantes, incluindo os promovidos pelo programa Erasmus+. A Universidade de Coimbra anunciou que irá suspender todas as aulas. Já na Universidade Nova de Lisboa, ficam suspensas as reuniões científicas com mais de 50 pessoas.  

Portugal encontra-se em fase de contenção alargada do Coronavírus com 375 casos suspeitos e 41 casos confirmados de infeção por Covid-19. Ao todo, 40 pessoas seguem internadas, segundo comunicado mais recente da DGS. Em caso de contacto com caso provável ou cofirmado nos 14 dias antes do início dos sintomas, o doente deve ligar para o telefone SNS 24 (808 24 24 24).

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com