Saúde

Posto externo de triagem será instalado no Centro Hospitalar

Serviços estão a ser reorganizados para separar doentes

Posto externo de triagem será instalado no Centro Hospitalar
Centro Hospitalar terá posto externo de atendimento. FOTO: Divulgação.

Diante da expectativa de aumento de casos do coronavírus e com a confirmação de uma morte na região Centro, o CHUCB anunciou novas mudanças no atendimento aos pacientes. Na unidade, está a ser realizada uma reorganização profunda dos serviços, recursos, meios e procedimentos, que, segundo a administração, “se fará sentir a muitos níveis, com especial impacto nos vários Serviços de Urgência deste Centro Hospitalar”.

Uma das medidas será a instalação de posto avançado de triagem no perímetro externo dos Serviços de Urgência. Os doentes rastreados no exterior deverão ser separados e a Urgência Geral servirá apenas para o atendimento daqueles que apresentarem síndromes respiratórios e de Covid-19.

Outra mudança diz respeito à Urgência Pediátrica que irá funcionar entre as 00h00 e as 08h00 para atender os casos pediátricos. O setor também passará a receber todos os outros casos que não apresentem síndromes respiratórios. Ainda segundo o Centro Hospitalar, durante o período do dia, “a Urgência Obstétrica, internamente contigua ao espaço da Consulta Externa de Ginecologia/Obstetrícia passará a receber casos de urgência/emergência pediátrica e terá um espaço para observação de ginecologia/obstetrícia”.

Todos os circuitos estarão devidamente sinalizados e haverá profissionais disponíveis para encaminhar os doentes, de acordo com as situações. No Internamento, também estão a ser implementadas alterações como a separação de doentes. O CHUCB apela à compreensão de todos para a aplicação das medidas adicionais e recomenda que “para segurança de todos, devem ser evitadas todas e quaisquer deslocações desnecessárias ao Hospital, devendo-se privilegiar, contactos à distância, nomeadamente através dos meios tecnológicos de informação e comunicação à disposição, tais como telefone, e-mail”.

Serviço:

Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira

275 33 00 00

E-mail: cme@chcbeira.min-saude.pt.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com