Escapadinhas de inverno: viaje com até 30 euros

Especial de turismo indica quatro destinos a partir da Covilhã Imagine um lugar que parece

Escapadinhas de inverno: viaje com até 30 euros
Foto: Aldeia Foz d’Égua

Especial de turismo indica quatro destinos a partir da Covilhã

Imagine um lugar que parece ter saído de um conto medieval, de beleza singular e de paisagens deslumbrantes. Sua imaginação tem nome! Chama-se Foz d’Égua, uma maravilha escondida no coração da Serra do Açor, no distrito de Coimbra.A aldeia é o primeiro destino do especial de turismo da revista eletrónica Viva Covilhã. Durante o mês de janeiro, vamos mostrar quatro lugares incríveis para serem vistados gastando pouco. Agora, é aproveitar o fim do semestre e recarregara as energias para o próximo.  

Lojas e restaurantes em Foz d’Égua

Na primeira escapadinha, pontes de pedra, ribeiras, ruas estreitas e muita história. O passeio por Foz d’Égua e Piódão pode ser feito em um único dia. Foz d´Égua é uma aldeia de xisto, que estaria esquecida no tempo, não fosse a proximidade de Piódão, localidade do concelho de Arganil, com 178 habitantes. Um destino leva ao outro, fazendo desta uma viagem curta, mas intensa em experiência para os visitantes.

Era o objetivo de Lucas Santos, 25 anos, quando decidiu aproveitar o fim de semana de férias. Morador de Almada, pesquisou roteiros baratos e quase desconhecidos dos turistas para conhecer.

“Piodão é lindíssimo, lugar onde cada aldeia tem seu encanto. Dá uma incrível sensação de paz, para desligar-se do mundo e conectar com a narureza. Quase não vimos gente a andar nas ruas, mas é aí que está a beleza”.

Foto: Igreja Matriz
O turista Lucas Santos. FOTO: divulgação

Um povoado antigo, com costumes antigos, interessantes de explorar. A peculiaridade desses sítios está na arquitetura a base do xisto, material abundante na região e, por isso, utilizado na construção das casas. No cenário, destaca-se a Igreja Matriz, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, erguida pela população no início do século XIX.

O gosto de Lucas pelo passeio está traduzido na quantidade de fotos tiradas: 3.500. A maior dificuldade agora é selecionar as mais bonitas. “As pessoas preferem cidades grandes como Lisboa e Porto, mas muitos não sabem que existem lugares pequenos e maravilhosos como estes”, explica o turista ao recomendar o roteiro.

Roteiro

A proposta para esta escapadinha é partir da Covilhã subindo em direção à Serra da Estrela. É possível fazer paragens nos miradouros, de onde se vê toda a Cova da Beira, na Nave de Santo António, na barragem Covão do Ferro e na Torre, ponto de maior altitude de Portugal continental.

A degustação de produtos típicos como a ginja e o queijo de ovelha dá energia para continuar a viagem. De lá, segue-se para Piodão e depois para Foz d´Égua, onde está uma das mais belas praias fluviais da região, ao encontro das ribeiras de Piódão e de Chãs. Todo o trajeto leva cerca de oito horas.

Foto: vista do alto de Foz d’Égua

Quer saber onde ir com poucos recursos? Fique atento às reportagens do especial. A revista Viva Covilhã dá a dica e te ajuda a viajar com o apoio da companhia Euro Tours. Ao final de cada semana, será sorteado um voucher para o passeio. As datas devem ser acertadas direto com a companhia. Para participar, é simples! Basta partilhar a reportagem através do post publicado nas nossas redes sociais e marcar dois amigos. Arrume e mochila e prepare-se para a aventura!

Serviço:

Euro Tours Covilhã 918 041 924

eurotourscovilha@gmail.com

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com