artes

Espaços de cultura retomam com novos horários

Saiba como estão a funcionar museus e bibliotecas da região

Espaços de cultura retomam com novos horários
Museu dos Lanifícios da UBI. FOTO: Divulgação

Os espaços culturais fechados à visitação pública por causa da pandemia do coronavírus, como galerias, museus e bibliotecas, puderam retomar as atividades desde esta segunda-feira (18), na segunda fase de desconfinamento em Portugal. Na região, a maioria destes equipamentos já está reaberta, mas com novos horários, uso obrigatório de máscara e restrição de público. Confira!

Covilhã

O Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior celebrou a reabertura no Dia Internacional dos Museus. O espaço foi readequado para atender todas as necessidades sanitárias e funciona agora nos seguintes horários: De terça a domingo, incluindo feriados, das 10h – 13h | 14h30 – 18h.

A Biblioteca Municipal também reabriu no dia 18 e com horário reduzido neste período de desconfinamento, das 9h30 – 12h30min | 14h – 17h de segunda a sexta-feira. Já o Museu de Arte Sacra e outros espaços de artes mantidos pela autarquia municipal devem reabrir somente na próxima semana.

Belmonte

Todos os museus da cidade reabriram nos seguintes horários: De terça a domingo das 10h – 13h | 14h30 – 17h. O pagamento de ingressos deve ser feito preferencialmente por Multibanco.

Fundão

Desde segunda-feira, a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade funciona das 10h – 13h | 14h – 18h, exceto às segundas, que só abre a partir das 14h. A biblioteca continua encerrada aos sábados, até o fim do mês. Ainda não está decidida a reabertura aos fins de semana de junho.

Guarda

Tanto o Museu Regional quanto a Biblioteca Municipal estão abertos, com novos horários de atendimentos e regras de distanciamento, higienização e uso de máscara. O Museu Regional continua a apostar em visitas digitais neste período, como forma de divulgação do espaço.

Os novos horários são: De 9h – 12h30 | 14h – 17h30, sendo o Museu de terça-feira a domingo e a Biblioteca de segunda-feira a sexta-feira.

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com