Estou em Portugal e agora?

Comunidade brasileira terá sessão de esclarecimento na Covilhã Muitos brasileiros que chegam à Covilhã costumam

Estou em Portugal e agora?

Comunidade brasileira terá sessão de esclarecimento na Covilhã

Muitos brasileiros que chegam à Covilhã costumam enfrentar alguma dificuldade para perceber o funcionamento das instituições públicas portuguesas e regularizar sua permanência junto aos órgãos responsáveis pelos processos de migração. Se você tem dúvidas quanto aos documentos que precisa apresentar e quais instituições procurar, por exemplo, pode comparecer à primeira sessão de esclarecimentos organizada pelo blog Brasileiros na Covilhã.

O encontro está agendado para a próxima quinta-feira (05), às 18h, no Anfiteatro da Mutualista Covilhanense. Uma das instituições convidadas é o Alto Comissariado para as Migrações, que estará na cidade pela primeira vez, com o objetivo de explicar questões relacionadas ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Segurança Social, entre outras.

Segundo a editora Tâmela Grafolin, a escolha se deu em função das perguntas direcionadas ao blog. “São dúvidas quanto ao visto, procura de emprego, custo de vida, como fazer para trazer a família e também muitas questões sobre a autorização de residência”, explica. Por isso, a ideia é que as pessoas possam tirar essas dúvidas pessoalmente através da Unidade móvel do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes que fará o atendimento personalizado de cada caso. 

Assuntos como a adaptação e funcionamento da educação básica e superior e da saúde pública também serão discutidos com a presença de representantes destes órgãos. A sessão de esclarecimentos terá lugar à Rua Cap. João de Almeida, nº 9, com entrada franca.

FOTO: Divulgação

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com