Combate ao coronavírus

Estudantes de medicina da UBI orientam população

Todos são finalistas e vão tirar dúvidas sobre a Covid-19

Estudantes de medicina da UBI orientam população
FOTO: Divulgação

Estudantes finalistas do curso de medicina, organizados pelo respetivo Núcleo (Medubi), vão atuar à frente de uma linha de apoio para esclarecer a população sobre o coronavírus. A linha vai funcionar todos os dias entre as 9:00 e as 18:00. O trabalho dos alunos será coordenado pelo Professor Doutor Miguel Castelo Branco, que é presidente da Faculdade de Ciências da Saúde.

A ligação é gratuita e a iniciativa conta com o apoio do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. Os finalistas de medicina devem informar a população sobre medidas de higiene individual e isolamento social, além de esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, as formas de transmissão da doença e os riscos comportamentais que potencializam o contágio.

Os alunos também vão passar orientações sobre o contexto atual de emergência, bem como informar sobre os apoios disponíveis para os idosos, elementos em grupos sociais de risco e a população em geral. Caso necessário, os voluntários poderão não só aconselhar, mas também fazer o encaminhamento dos utentes para os cuidados de saúde e proteção, nomeadamente serviços e proteção civil municipais, bombeiros, instituições de saúde e forças de segurança.

A Linha «COVID-19 Esclarecimento e Informação» (275 330 651) não substitui a Linha SNS24, para onde devem ser reportados sintomas ou contactos diretos com COVID-19.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com