Manual do Estudante da UBI #4 – As bibliotecas

Última reportagem mostra também como usar a impressora da biblioteca A Universidade da Beira Interior

Manual do Estudante da UBI #4 – As bibliotecas
FOTO: UBI/Divulgação

Última reportagem mostra também como usar a impressora da biblioteca

A Universidade da Beira Interior (UBI) possui três bibliotecas: a Central, localizada no polo principal; a biblioteca na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a biblioteca da Faculdade de Ciências da Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, de 9h às 20h, e aos sábados, de 9h às 13h. No período de férias, o horário de encerramento é alterado para às 18h.

Os espaços da Biblioteca Central, sala aberta, salas de trabalho em grupo e Sala São Martinho (com exceção das duas salas interiores para leitura e estudo individual) funcionam em regime de 24h, todos os dias da semana, podendo ser acessados mesmo aos domingos, feriados e durante a madrugada.

O catálogo bibliográfico disponível para a consulta e empréstimo pode ser acessado on-line [https://catalogo.ubi.pt/] e os estudantes podem reservar livros de qualquer uma das três bibliotecas por meio do serviço de empréstimo interbibliotecas, informando em qual delas deseja fazer o levantamento do exemplar.

A Biblioteca da UBI também disponibiliza o Serviço de Aquisições que procede à compra de livros e revistas, em suporte papel ou eletrónico/digital, ou outros recursos (CD’s, DVD’s), por meio da plataforma interna da UBI (SIGUBI). As propostas de compras devem ser feitas por docentes, investigadores e responsáveis de serviços, dos diferentes departamentos, faculdades, unidades de investigação e/ou projetos de investigação.

No edifício da Biblioteca Central, funciona ainda a Tipografia da UBI que oferece serviços gráficos, de impressão e encadernação, além de vender material escolar e folhas oficiais de teste. Mas, se a necessidade for apenas imprimir algum trabalho ou outro material em papel comum (Offset A4), o estudante pode fazer em uma das impressoras disponibilizadas nas bibliotecas e nos diversos setores da universidade. Para isto, basta ter o cartão de estudante desbloqueado (por meio de solicitação no Help Desk) para o serviço e com crédito.

Como usar a impressora da biblioteca


GUIA DO ESTUDANTE DA UBI

Parte #1 – Como chegar na Covilhã
Parte #2 – Onde procurar alojamento
Parte #3 – Os serviços da universidade

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com