Jornalismo local em debate e na prática em evento da UBI

  •  
  •  
  •  
  •  

Escola de Outono do Re/media.Lab terá integração com o Festival da Cherovia

Discutir o futuro do jornalismo local, fazer experimentações práticas de novos formatos para estes media e ainda fazer uma integração cultural com a região através do Festival da Cherovia. Esta é a proposta do Local Media Fal(l) School, a escola de outono do projeto Re/media.Lab da Universidade da Beira Interior que ocorrerá de quinta-feira (19) a sábado (21) no polo principal da UBI.

O Local Media Fal(l) School terá sessões paralelas de comunicações científicas e uma palestra com o responsável pela implantação das assinaturas digitais do Público na parte teórica. Na componente prática, os participantes terão três workshops voltadas a produção de conteúdo em dispositivos móveis e a oportunidade de colocar o aprendizado na prática com uma cobertura do Festival da Cherovia. Os trabalhos dos participantes serão apresentados no sábado (21) e haverá uma premiação para os melhores.

Investigador responsável do Re/media.Lab, o professor João Carlos Correia conta que a ideia surgiu após um grupo de estudantes na universidade se interessar por uma cobertura do Festival da Cherovia. Veio então, a proposta de fazer um evento em que se discutisse os media regionais e ao mesmo tempo tivesse a integração com a comunidade.

“Este evento é uma experimentação, um projeto piloto. Não é um seminário tão formal como um congresso propriamente dito, mas há sim produção científica. O Re/Media.Lab possui a proposta de fazer com que as pessoas experimentem, façam laboratórios”, comenta Correia.

Estudantes da UBI, nomeadamente dos cursos ligados à Comunicação, ainda podem se inscrever no evento. O custo para as workshops para os estudantes é de 15 euros. O evento começa na quinta-feira de manhã no auditório da Parada no Polo Principal. Mais informações pelo site http://www.labcom-ifp.ubi.pt/localmedia/

Participação do Viva Covilhã!

Apoiado pelo Re/media.Lab, o Projeto Vivacidade, que edita a revista digital Viva Covilhã, estará presente no evento. Os jornalistas brasileiros e estudantes de doutoramento Aline Grupillo e Giovanni Ramos participarão da organização de duas das três workshops.

Os trabalhos produzidos pelos participantes do Local Media poderão ser publicados no Viva Covilhã ao longo da cobertura do Festival da Cherovia.

O Re/media.Lab

O Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais é um projeto científico do Labcom.IFP, unidade de investigação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. A proposta é “remediar” a imprensa regional da Região Centro em três etapas: diagnóstico dos media locais, laboratório com experimentações de novos formatos, públicos e modelos de negócio e incubadora, com possibilidade de promover o lançamento de novos media.

Conheça mais do Re/media.Lab aqui.

 

Entre em contato com a redação do Viva Covilhã | jornalismo@redevivacidade.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *