Laboratório do CHUCB recebe comitiva de ministros

Técnicos vão intensificar despiste à Covid-19

Laboratório do CHUCB recebe comitiva de ministros
FOTO: acervo Viva Covilhã

As instalações do Laboratório de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira recebeu uma comitiva de ministros e secretários regionais para a assinatura de um protocolo para a ampliação de testes de despistagem da Covid-19 na região.

Pretende-se que a testagem seja alargada junto das populações mais vulneráveis da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, além da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. A iniciativa é resultante da parceria entre o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI e o CHUCB.

Estiveram presentes os ministros Ana Mendes Godinho (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Manuel Heitor (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial. A comitiva foi recebida pelo presidente do centro hospitalar, o médico João Casteleiro, na passada sexta-feira. Também participaram os presidentes dos concelhos da Covilhã e do Fundão, além do Reitor da UBI, António Fidalgo, da vice-presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, Ana Paula Duarte.

Comitiva governamental em visita ao Laboratório do CHUCB. FOTO: Divulgação.

Entre as ações desta parceria está a Zona de Testes “drive thru”, inaugurada na última semana, no Complexo Desportivo da Covilhã. A unidade está dedicada exclusivamente à análise das amostras de pessoas que tiveram contacto com doentes infetados pela Covid-19, que sejam indicadas pela saúde pública ou que estejam para ingressar em instituições como, por exemplo, os lares para idosos.

As amostras são analisadas por técnicos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde e o processo é finalizado com a validação dos testes pelos médicos patologistas do CHUCB. Após este protocolo, o registo dos resultados é validado no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com