Manual do Estudante da UBI #2 – Onde procurar alojamento

Segunda parte do especial aponta os caminhos para morar na Covilhã

Manual do Estudante da UBI #2 – Onde procurar alojamento
FOTO: Arquivo Viva Covilhã

Segunda parte do especial aponta os caminhos para morar na Covilhã

Acabou de chegar na Covilhã e arrumou um alojamento improvisado? Quer procurar um lugar melhor, pagar menos? O Viva Covilhã vai te ajudar. Depois de apresentar como chegar à Covilhã, o Viva aponta os caminhos para encontrar o melhor quarto na cidade.

Alojamento UBI

A Universidade da Beira Interior possui sete residências e suítes para acolher os alunos. As residências I a VI e as suítes estão localizadas próximas ao Polo I e às infraestruturas desportivas da universidade, enquanto a Residência Pedro Álvares Cabral encontra-se junto à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Os valores se modificam de acordo com o ciclo em que o estudante está matriculado e com o tipo de acomodação. Os quartos podem ser individuais ou duplos, com casa de banho privada ou partilhada. A tabela de preços por acomodação pode ser conferida aqui.

É necessário ainda realizar a candidatura para o alojamento de acordo com as fases de matrícula e rematrícula. Os prazos estão disponíveis aqui. Os critérios de seleção são aplicados aos estudantes do 1ºs e 2ºs ciclos e mestrados integrados. Já os estudantes do 3º ciclo, investigadores ou outros estudantes estarão sujeitos à disponibilidade das vagas.

A responsável pelo serviço de alojamento é Filomena Brás Pereira Dias. O gabinete para o atendimento aos estudantes está localizado na Residência I. Mais informações sobre o funcionamento das residências podem ser encontradas aqui.

Imobiliárias

Outra opção é alugar quarto ou apartamento através de imobiliárias. Os apartamentos são disponibilizados com nomenclaturas que indicam o número de quartos que o imóvel possui. Por exemplo, T1 significa que há apenas um quarto, o T2 tem dois quartos e assim por diante.

Sites e grupos no Facebook

Diversos quartos são publicados em páginas no Facebook e em sites. Confira algumas opções para encontrar a sua próxima casa:

Andar pelas ruas

Além de pesquisar nas imobiliárias e nos grupos, andar pelas ruas é uma ótima maneira de encontrar quartos. Isso acontece porque são colocadas placas em imóveis disponíveis com o telefone para contato. Assim, além de conseguir um quarto, também vai conhecer mais a Covilhã.

* Texto da estudante de doutoramento em Ciências da Comunicação, Laura Gomes, co-criadora do projeto académico Viva Covilhã. Revisado e republicado pela Redação Viva.


GUIA DO ESTUDANTE DA UBI

Parte #1 – Como chegar na Covilhã
Parte #3 – Os serviços da universidade
Parte #4 – As bibliotecas da UBI e as impressoras

Redação Viva Covilhã

Entre em contato com a redação do Viva Covilhã | jornalismo@redevivacidade.com