Coronavírus

Máscaras em domicílio: começa distribuição na Covilhã

“Fiquei surpreso”, diz um dos moradores que já recebeu o equipamento

Máscaras em domicílio: começa distribuição na Covilhã
Máscaras distribuídas para munícipes da Covilhã. FOTO: Aline Grupillo

Equipas de funcionários da Câmara Municipal começaram nesta quinta-feira (30) a prometida distribuição de máscaras de proteção para os munícipes. Ao contrário do que alguns imaginavam, a entrega está a ser feita em domicílio. Ao todo, 12 grupos, cada um com três pessoas, estão a bater de porta em porta para assegurar que todos os moradores recebam o equipamento de proteção individual.

Os responsáveis pelas equipas verificam as condições de saúde dos moradores, fazem a contagem de habitantes por residência e entregam uma máscara para cada pessoa. O equipamento vem acompanhado de um folheto informativo sobre as medidas adequadas de higiene e prevenção da Covid-19.

O estudante Lucas Palácio foi surpreendido por uma das equipas e recebeu três máscaras já que mora com os pais. Atento a evolução da pandemia, ele julga ser a iniciativa positiva porque acontece em um momento importante, em sintonia com medidas semelhantes adotadas em outros países e cidades do Leste Europeu.

Fiquei muito surpreso. Não esperava que viessem de casa em casa para fazer a entrega de máscaras. Não é uma coisa que se vê todo dia, diz o estudante, consciente das ações de prevenção.

O trabalho das equipas está a ser acompanhado pelos polícias da PSP e da GNR. Nas moradas encerradas, deixam um comunicado à porta que informa sobre a possibilidade de se retirar o equipamento no prédio da Câmara Municipal. A entrega, entretanto, ficará condicionada à apresentação do bilhete.

As máscaras estão a ser produzidas por um consórcio de empresas com unidades de produção no concelho. Nas freguesias da Covilhã, as Juntas ficarão responsáveis pelo recebimento e distribuição às populações locais. Por causa do feriado, a entrega será retomada na próxima segunda-feira e só deverá terminar quando todos os moradores tiverem recebido as máscaras.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com