Mil árvores a mais na Serra

Voluntários atuam em ação de reflorestação na Mata Nacional da Covilhã A ação faz parte

Mil árvores a mais na Serra
FOTO: Giovanni Ramos/Viva Covilhã

Voluntários atuam em ação de reflorestação na Mata Nacional da Covilhã

A ação faz parte de um pacto para recuperar as áreas atingidas pelos incêndios de 2017 na Serra da Estrela, quando cerca de 130 hectares da Mata Nacional da Covilhã foram consumidos pelo fogo, destruindo espécies da flora local.

Os organizadores esperam a contribuição de voluntários para replantar 1000 mudas de árvores, já no próximo domingo, dia 17. A reflorestação integra o projeto Criar Raizes, criado pela Clínica Veterinária da Covilhã, que tem por objetivo o replantio de cinco mil árvores, nos próximos cinco anos, na região devastada. A ideia, portanto, é criar um bosque de espécies autóctones.

Estima-se que ação tenha um grande impacto ambiental e contribua com a captação de 2,6 toneladas de poluentes atmosféricos por ano, além de 466 toneladas de carbono bruto.

A reflorestação é coordenada entre o Grupo IMB e os Guardiões da Serra da Estrela, com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, em parceria com o núcleo de estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde, a Tunamus (tuna universitária de medicina) e o Movimento Académico de Proteção Ambiental (MAPA).

Para se inscrever como voluntário e obter mais informações, ligue para 275325755. O ponto de encontro será o Largo Rosa Negra, às 10 horas, no domingo. A atividade é aberta a toda a comunidade, mas menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável. O seguro de acidentes pessoais não está incluído. Reflorestar, criar ecossistemas e um futuro melhor é o mote desta iniciativa. Participe!!

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com