Pecado que faz bem à saúde

Cerejas podem prevenir cancro de próstata e doenças cardiovasculares Dizem que um cálice de vinho

Pecado que faz bem à saúde

Cerejas podem prevenir cancro de próstata e doenças cardiovasculares

Dizem que um cálice de vinho ao dia faz bem ao coração. Entretanto, uma boa dose de cerejas pode vir a previnir o cancro de próstata. Isto porque a cereja possui algumas propriedades que a distingue de outros frutos como a ausência dos açúcares que fazem mal à saúde e a boa quantidade dos chamados compostos fenólicos, substâncias de comprovada atividade biológica.

Quer dizer que poderá ter alguma atividade na prevenção de doenças e como os compostos estão atribuidos à uma atividade antioxidante, poderá ter a ação em doenças degenerativas como o cancro e a diabetes, por exemplo, confirma a Dra. Ana Paula Duarte, do Centro de investigação em Ciências da Saúde, da Universidade da Beira Interior.

Os estudos foram feitos com duas variedade de cerejas. A variedade saco, mais avermelhada e menos valorizada pelos produtores por ser do final da safra, demonstrou melhores resultados.  A análise foi feita em laboratório, a partir das células de cancro e de células saudáveis. O objetivo dos investigadores era perceber se o extrato da cereja consegue evitar que determinadas características das células doentes se desenvolvam.

Segundo a Associação Portuguesa de Urologia, o cancro de próstata atinge quase 10% da população masculina e é responsável por 9% das mortes entre os homens. Agora, o desafio dos investigadores é comprovar se as mesmas propriedades biológicas vistas em laboratório se mantém em seres humanos.

É fantástico. Claro que são estudos muito preliminares e pra já no sentido da prevenção, mas só isso já é bastante importante. Os resultados foram realmente bastante animadores, confirma a Dra. Ana Paula Duarte.

O maior pomar de cerejeiras da região encontra-se no Ferro, no conselho da Covilhã, onde também situa-se a Confraria da Cereja. Para a chanceler da confraria, Telma Madaleno, conhecer os protudos regionais é fundamental, inclusive para o turismo.

Que o turista venha, venha provar a cereja, porque também tem benefícios para a saúde. É um fruto bonito, apetecível. Temos a cereja pintada em vários quadros como sendo o fruto do pecado, substituindo a maça, mas sim é um fruto apetecível.

Parte da investigação foi financiada pela Câmara Municipal do Fundão. A comerciante e cake designer, Manuela Machado, ficou surpresa com os resultados.

Há um desconhecimento ainda sobre a potencialidade da cereja. Depois deste debate, está testado e provado que é muito bom comer cerejas.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com