Verão

Praias fluviais do Centro distinguidas para época balnear

Bandeira Azul 2020 alerta para uso das praias em contexto de pandemia

Praias fluviais do Centro distinguidas para época balnear
Praia fluvial de Valhelhas, no concelho da Guarda. FOTO: Divulgação.

Quatro praias fluviais da Beira Interior receberam o selo do programa Bandeira Azul 2020 de qualidade ambiental e bem-estar para a época balnear que se avizinha. Valhelhas, no concelho da Guarda, foi galardoada com a distinção pelo 13º ano consecutivo. Além dela, foram distinguidas Bostelim, em Vila de Rei, e Loriga e Lapa dos Dinheiros, localizadas em Seia.

Ao todo, 360 praias foram distinguidas no país, oito a mais que em 2019. No que refere a praias fluviais, a região centro detém o maior número: 26 num total de 38. O hastear da bandeira azul oficial em praias fluviais ocorrerá em Seia, em data ainda não definida.

A Associação Bandeira Azul Europa (EBAE) teve de se adaptar às novas condições causadas pela pandemia, alterando o tema previsto para “De volta ao mar, com a atitude de mudar”. O tema sugere a responsabilidade comportamental de cada um, em respeitar as regras extraordinárias determinadas pelas autoridades de saúde, para a utilização das zonas balneares, no contexto da pandemia de Covid-19.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com