Manual do caloiro da UBI

Principais serviços disponíveis para a comunidade académica. A Universidade da Beira Interior (UBI) disponibiliza a

Manual do caloiro da UBI
A Covilhã na comunicação digital. FOTO: acervo Viva Covilhã

Principais serviços disponíveis para a comunidade académica.

A Universidade da Beira Interior (UBI) disponibiliza a estudantes, professores, investigadores e demais funcionários da instituição diversos serviços (presenciais e on-line) relacionados ao ensino, ações sociais e outros aspectos da vida acadêmica. Confira alguns dos principais serviços!

Cartão UBI: serve para quê?

O cartão de identificação com foto e chip é oferecido gratuitamente pela Universidade da Beira Interior a todos os estudantes, professores e demais funcionários da instituição. Produzido em parceria com o Banco Santander, o cartão inteligente também possui outras funcionalidades de acesso a serviços académicos e financeiros.

Com ele é possível acessar unidades da Biblioteca da UBI (a Central, a do polo de Ciências Sociais e Humanas e a do polo de Ciências da Saúde), fazer empréstimos de obras consultadas e acessar os serviços de impressão e cópias disponíveis pela universidade; comprar alimentação em bares e refeitórios espalhados pelas unidades acadêmicas; acesso a residências estudantis (no caso dos estudantes residentes) e utilizar os serviços de lavanderia.

Para acessar estes e outros serviços (opcionais), o estudante precisa realizar o desbloqueio do cartão e cadastramento de um PIN no serviço de Helpdesk, nos Serviços de Informática da Universidade, localizado no polo Principal. Também é possível contatá-lo por email helpdesk.ci@ubi.pt ou por contato telefônico: +351 275 329 118 / 275 319 741. Com o cartão liberado, o utilizador poderá efetuar carregamento de crédito, nas máquinas disponíveis nas unidades físicas, para realizar pagamentos dos serviços desejados.

Além do acesso aos serviços na instituição, o Cartão UBI pode ser utilizado para obter descontos disponíveis para estudantes em entradas de cinemas, museus e outros espaços culturais de todo o país.

Minha UBI

Área de acesso restrito (login com endereço de email e senha pessoal) no portal da UBI em que se disponibiliza o acesso a informações acadêmicas. Faturas e recibos de pagamento de propinas, webmail, repositório de teses virtual da UBI (uBibliorum); informações dos Serviços de Ação Social (SASUBI), como alimentação, alojamento, bolsas, saúde e desporto -; serviços do Office 365 e Moodle – plataformas utilizadas como suporte de ensino -; Balcão Virtual e saldo do Cartão UBI são alguns dos serviços disponíveis.

Balcão virtual

Espaço destinado aos dados acadêmicos do ubiano/ubiana. Neste ambiente é possível consultar horários das unidades curriculares (UC) em que está matriculado por curso e por sala, datas de exames (frequência), plano curricular do curso, solicitar e alterar matrículas, acompanhar candidaturas e planos de estudo em programas de mobilidade; aceder a faturas para o pagamento de propina, entre outros serviços.

Serviços de Ação Social (SASUBI)

Os Serviços de Ação Social da UBI são responsáveis pelo suporte bolsas de estudo e auxílios de emergência para estudantes que comprovem ser carentes economicamente com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no sucesso escolar entre os estudantes da instituição. Há, ainda, os apoios indiretos, que incluem a disponibilização de serviços de alimentação (refeito, alojamento, serviços de saúde, apoio psicológico e infraestruturas de apoio às atividades culturais e desportivas. Com sede no Convento de Santo António (Reitoria), os diversos serviços oferecidos pelo SASUBI podem ser contactados por email secretariado.sasubi@ubi.pt ou pelos telefones: +351 275 319 700 / 275 242 006 / 275 324 585.

Eduroam: rede wifi da UBI

A internet sem fios (wireless) da UBI é disponibilizada por meio da rede eduroam (Education Roaming). Para ter acesso, basta introduzir as credencias de utilizador cadastradas no Portal UBI – email e password. A rede eduroam é de origem portuguesa e está presente em 61 instituições portuguesas e em 70 países, onde o utilizador pode acessar à rede com seu login cadastrado.

Maurília Gomes

Profissional de relações públicas e de turismo. Pesquisa sobre comunicação e cultura na UBI. maurilia@vivacovilha.pt