Quarentena

TeatrUBI cria projeto para divulgar poesia e música online

Ideia quer levar cultura aos quatro cantos no período de isolamento

TeatrUBI cria projeto para divulgar poesia e música online
FOTO: Divulgação TeatrUBI

O projeto online QuatentenArte nasceu da necessidade de os artistas se reinventarem no período de isolamento social e do interesse de chamar a comunidade para participar. Os atores da TeatrUBI são os responsáveis pela iniciativa que tem por objetivo usar a tecnologia e as redes sociais como canal de expressão dos artistas anónimos da Covilhã, mas não só.

“Acreditando que uma poesia pode sim mudar um dia, porque não aproveitar esse tempo livre para ler e declamar? E ainda por cima, espalhar poema, música, leitura, para quem está em casa, talvez entediado, talvez entristecido? E porque não deixar essas pessoas participarem também?”, pergunta a atriz Marina Schneider, uma das responsáveis pelo QuarentenArte.  

Bom base nesse espírito de participação, o projeto transmite vídeos enviados por moradores da região com poemas, poesias, músicas, etc. As transmissões acontecem todos os domingos pela manhã, através dos stories do Instagram. A rede social foi escolhida porque, além do “direto” permite a troca de ideias, conversas e sugestões em tempo real.

As contribuições podem ser enviadas até as sextas-feiras à noite. Não se trata de concurso, mas a TeatrUBI filtra os conteúdos com teor ofensivo. Segundo os organizadores, a participação foi maior que o esperado e, por isso mesmo, o projeto deverá ser levado até o final do período de isolamento.

“É fácil se desanimar nesses tempos. Mas por sorte estamos em uma era onde a tecnologia tem a capacidade de unir e transmitir muitas coisas”, conclui Marina.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com