Teixoso: 92 anos de história com palestras e caminhada

Comemoração começa na próxima sexta-feira Um sítio histórico, de nome ligado à espécie de árvore

Teixoso: 92 anos de história com palestras e caminhada
FOTO: Divulgação

Comemoração começa na próxima sexta-feira

Um sítio histórico, de nome ligado à espécie de árvore autóctone que já existiu em grande quantidade nesta região. O Teixoso, mais antiga freguesia do concelho da Covilhã, prepara-se para comemorar 92 anos e a festa de elevação à vila inicia-se já na próxima sexta-feira (06).

A efeméride começa a ser celebrada a partir das 14h30, entre os alunos do 3° e 4° ano da Escola Básica do Teixoso. A atividade “Vamos conhecer o Teixo” é uma oportunidade de aprender sobre a origem do nome deste lugar. Segundo historiadores, o Teixo era mortífero para os aminais que ingeriam as ramas e, por isso, foi extinto com a pastorícia. A atividade vai contar com a participação de técnicos do Geopark Estrela.

Já os adultos, poderão conhecer um pouco mais da história do Teixoso por meio da palestra com o historiador e investigador Carlos Madaleno, às 21h30, na sede da junta da freguesia. As comemorações continuam no domingo (08) com sessão solene e caminhada pela vila. A concentração será às 9h e as inscrições devem ser feitas com antecedência através do email freg.teixoso@sapo.pt ou pelo telefone 275 921 160. Quem quiser, também pode participar do almoço (6€) na cantina da escola primária. A festa será encerrada com a apresentação do projeto parque de lazer do Teixoso.

Aline Grupillo

Jornalista com 20 anos de experiência em jornalismo televisivo no Brasil. E-mail: jornalismo@redevivacidade.com