educação

UBI: atividades a meio gás e medição de temperatura

Retoma traz mudanças nos cursos e nas bibliotecas

UBI: atividades a meio gás e medição de temperatura
Bibiloteca da UBI. FOTO: Giovanni Ramos

Mesas vazias, cadeiras distantes. Nem os dias de menor movimento, no mês de agosto, a Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI) registou tão poucos presentes quanto nesta segunda-feira (11). No período da manhã, havia apenas duas pessoas na parte interna da biblioteca. Nas salas de estudos, já na entrada, somente os funcionários a orientar alguns alunos que aparecem para tirar dúvidas.

A UBI retomou algumas atividades nesta segunda-feira, mas em situação que está longe da normalidade habitual. Em todos os pólos, há apenas uma entrada aberta. Alunos e visitantes precisam se dirigir à portaria, onde faz-se a medição da temperatura corporal. Se houve alguma anormalidade, o SNS será contatado para orientar o aluno ou trabalhador.

De acordo com a universidade, algumas aulas práticas e de laboratórios poderiam voltar a ser presencial a partir de hoje, mas as faculdades ainda estão cautelosas. O estudante de Engenharia Eletrotécnica Edson da Conceição esteve na UBI para se inscrever em um curso de extensão. Segundo ele, as aulas das unidades curriculares seguem em regime EaD.

Bibiloteca

A Biblioteca Central da UBI está a funcionar das 9h às 17h30min e para quem tem livros a entregar, o prazo foi alargado até o final de julho. Das salas de estudo externas, apenas uma continua aberta o dia todo. Para entrar, será necessário o cartão da universidade, pois a receção não está a funcionar 24 horas.

As salas de estudo e de leitura possuem agora uma cadeira por mesa e é proibido o estudo em grupo. Como em todas as áreas da universidade é obrigatório o uso de máscaras. Equipamentos descartáveis estão a ser entregues na Biblioteca Central para casos de emergência ou para quem não tiver a máscara.

Cantinas e Serviços Académicos.

A única cantina em funcionamento é a da Faculdade de Engenharias, respeitando o distanciamento social entre os alunos. Os Serviços Académicos funcionam em seu horário normal, porém, com a limitação de dois alunos na espera dentro da sala. Apenas a entrada do Polo Principal está acessível.

Laboratórios e aulas

Somente as aulas práticas e de laboratório estão autorizadas ao retorno em regime presencial, mas nem todas voltaram nesta segunda-feira. A decisão compete a cada faculdade e a recomendação é para que o estudante procure o departamento do curso para mais informações.

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com