educação

UBI prepara retoma das atividades presenciais

Despacho indica algumas atividades em maio. Alguns cursos podem terminar a distância

UBI prepara retoma das atividades presenciais
FOTO: UBI/Divulgação

A Universidade da Beira Interior vai iniciar a retoma das atividades presenciais a partir do próximo mês. O despacho 2020/R/29, divulgado nesta sexta-feira (24), prevê uma retoma gradual, com algumas atividade a recomeçarem presencialmente a 11 de maio, outras a 1 de junho, com unidades curriculares podendo ser concluídas a distância.

1 – Ensino Teórico, Teórico-Prático, Orientação e Seminário

Unidades curriculares nestes formatos continuam a distância até 31 de maio. A partir de 1 de junho, podem voltar para as avaliações finais caso os professores considerem necessário.

Estudantes estrangeiros que voltaram ao país de origem e moradores da Madeira e Açores têm o direito de fazerem as avaliações a distância, assim como residentes em Portugal continental com justificativa médica.

2 – Ensino prático e laboratorial e trabalho de campos

As unidades curriculares práticas podem retornar no dia 11 de maio, mas os professores devem garantir um distanciamento entre os alunos, podendo as turmas serem divididas em horários diferentes. Em aulas presenciais, será obrigatório o uso de máscara.

Essas disciplinas terminarão no dia 8 de julho (UCs com exame) e 25 de julho (UCs sem exame).

3 – Dissertações e projetos de investigação

Haverá uma época especial para entrega de dissertações até o dia 21 de setembro e, por isso, os laboratórios deverão ficar abertos no mês de agosto para permitir que os alunos façam suas investigações.

As Unidades de Investigação da universidade devem retomar as atividades entre os dias 11 e 22 de maio, com limitação do número de pessoas em laboratórios.

Leia o despacho na íntegra


A redação do Viva Covilhã procurou a Vice-Reitoria de Ensino para saber se a decisão alinha-se com outras universidades e como ficam outras estruturas da UBI como as bibliotecas. Até a publicação desta notícia, às 15h53, não obtivemos resposta.

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com