efeito coronavírus

UBI terá novas candidaturas ao Fundo de Apoio Social

Ação é a principal de um conjunto de medidas da universidade

UBI terá novas candidaturas ao Fundo de Apoio Social
Entrada do Polo I, na Rua Marquês d’Ávila e Bolama. FOTO: Arquivo Viva Covilhã

A Universidade da Beira Interior anunciou nesta segunda-feira (13), um conjunto de medidas em proteção aos alunos em relação a pandemia do coronavírus. Uma das medidas envolve o Fundo de Apoio Social (FAS).

A universidade decidiu abrir um período especial para candidaturas ao FAS, cujo prazo de inscrição terminará no final de maio. O fundo permite um apoio aos universitários mais carentes e questões como desemprego ou perda de rendimento causado pelo coronavírus será um dos critérios.

Nos últimos dias, surgiram diversos abaixo-assinados virtuais promovidos por estudantes a pedir a redução de propinas por causa da crise do coronavírus. A decisão da UBI, no entanto, não reduz o valor de uma forma geral para todos.

Foi determinado também que os alunos que moram nas residências universitárias e que foram embora por causa da pandemia, não precisarão pagar mais neste semestre a partir de 1 de abril, com a vaga garantida no próximo ano letivo.

As provas de mestrado também tiveram o prazo alargado. Os requerimentos poderão ser feitos até o dia 21 de setembro. As aulas continuam presencialmente suspensas na UBI até o dia 30 de abril, quando uma nova avaliação será realizada.

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com