Veja as dicas para o final de semana

O Estado de Emergência termina neste sábado (2) e a partir de segunda-feira (4), algumas

1 de Maio de 2020
Veja as dicas para o final de semana

O Estado de Emergência termina neste sábado (2) e a partir de segunda-feira (4), algumas atividades comerciais retornarão no país, porém a recomendação é que as pessoas continuem em casa o máximo possível. A coluna VivArte traz dicas de livros, músicas e filmes para ver na internet.

As dicas desta semana serão temáticas e fazem referência ao acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido no final de abril de 1986.


Ler > Vozes de Chernobyl – Svetlana Alexijevich

A escritora e jornalista bielorrussa-ucraniana Svetlana Alexijevich venceu o Prémio Nobel de Literatura em 2015 e o seu estilo de escrita, a narrativa polifónica foi consagrado. Um dos seus principais trabalhos é o romance Vozes de Chernobyl, publicado em 1997, sobre o maior desastre nuclear da história.

Svetlana resolvou contar a história do acidente a partir de centenas de vozes diferentes, de sobreviventes da tragédia. Para isso fez uma ampla investigação e conversou com mais de 500 pessoas que trouxeram relatos, suas histórias e suas visões sobre o ocorrido.

O resultado é uma narrativa diferente e múltiplos olhares sobre um dos eventos mais importantes do século XX, decisivo para o desmanche da União Soviética. Ao trabalhar com diversos protagonistas, Svetlana mostra o lado mais triste e humano do que ocorreu no norte da Ucrânia em 1986.

O livro de Svetlana foi uma peça importante na argumentação da série televisa Chernobyl, produzida e veiculada pela HBO em 2019. Uma das personagens que mais desta-se no livro, Liudmila Ignatenko, viúva de um bombeiro da cidade, é uma das protagonistas do seriado.


Ver > Chernobyl (HBO)

Uma série de cinco capítulos lançada em 2019 pela HBO tornou-se a melhor avaliada pelo público no IMDb, maior central de dados sobre cinema e produção audiovisual do mundo. Dirigida por Johan Renck em uma co-produção entre Estados Unidos e Inglaterra, a série foi ao ar em 6 de maio de 2019 sendo sucesso de crítica no mundo inteiro e alvo de críticas na Rússia.

A série toma a histórica do acidente dividida em três núcleos: dos funcionários da usina nuclear, de moradores de Pripyat e bombeiros que atuaram no acidente e de físicos e autoridades que discutiram o caso após o caso.

A série mostra como as autoridades demoraram a reagir sobre o caso, a disputa entre os discursos das autoridades x de cientistas em paralelo ao drama dos moradores das cidades próximas. Em um período de pandemia onde a produção científica é questionada por populismos de políticos, a série é uma ótima oportunidade para reflexão.


Ouvir > Viza – Made in Chernobyl

A banda de rock californiana Viza tem como característica ser formada por arménios e descendentes de arménios radicados na América. O estilo do grupo mistura o rock americano com músicas tradicionais de outras regiões do planeta, especialmente do leste europeu, de onde os integrantes têm origem.

Em 2010, para lançar um álbum com influências da música eslava, o Viza brincou com a temática soviética. Intitulado Made in Chernobyl, o disco faz referências a identidade visual da União Soviética além do nome que cita o famoso desastre nuclear.

A influência especialmente russa no disco é evidente, desde a canção que tornou-se o single do álbum, Trans-Siberian Standoff, a outras como Viktor e Its All Wrong. Viktor tem a presença de Serj Tankian, vocalista do System of a Down, que também foi um dos produtores do disco.